Fundos imobiliários: como funcionam e quando investir?
Fonte: https://blog.cyrela.com.br/fundos-imobiliarios/
Publicado em: 28/04/2022
Você já pensou em investir? Muitas pessoas, na atual situação de nosso país, têm essa meta para o novo ano. E, com certeza, é uma boa opção para se ganhar uma renda extra.
Nesse contexto, os fundos imobiliários são bem conhecidos quando o assunto é investimento. Apesar disso, diversas pessoas ainda têm dúvidas quando se fala em investir nessa modalidade.
Por conta disso, vamos te contar o que são e como funcionam os fundos imobiliários, mostrando quando vale a pena investir. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue conosco e boa leitura!
O que são os fundos imobiliários?
Antes de mais nada, é necessário saber o que são e como funcionam os fundos imobiliários. Os fundos compostos pelos investimentos exclusivamente do setor imobiliário são chamados assim. Ou seja, as aplicações nesse caso ocorrem no mercado imobiliário.
O investimento desse tipo faz com que o indivíduo adquira pequenas partes em imóveis, que costumam ser comerciais em bairros grandes. Ou seja, você é “dono” de uma parte do investimento. Estes podem ou não ter sucesso no mercado. E, a partir da valorização das cotas, o dinheiro rende.
As cotas nada mais são do que as partes ou frações do fundo imobiliário. Ao aplicar, você realiza a aquisição das cotas. Quem tem o direito real sobre o fundo é o proprietário, assim como as responsabilidades. O cotista, por sua vez, que investe nas partes do fundo imobiliário, apenas detém as cotas e a variação sobre elas.
Quais são os diferentes tipos de fundos imobiliários que existem?
Existem, como é de se imaginar, alguns tipos distintos de fundos imobiliários. Ao todo, são nove os tipos mais famosos de fundos imobiliários na atualidade. Confira:
- fundos imobiliários propriamente ditos;
- renda fixa;
- ações;
- índice;
- de ouro;
- cambiais;
- internacionais;
- multimercado;
- criptomoedas.
Quando vale a pena investir em fundos imobiliários?
Afinal de contas, vale a pena investir em fundos imobiliários? A seguir, veja algumas vantagens desse tipo de investimento.
Além de sua boa rentabilidade, os fundos imobiliários permitem a diversificação dos investimentos. O seu baixo custo inicial também se destaca, dando a possibilidade de investir nos imóveis de acordo com as suas condições. Por último, a economia de tempo é outro benefício ao colocar suas energias no investimento em fundos imobiliários.
Para escolher as melhores opções de investimento em fundos imobiliários, é preciso conhecer sobre o mercado inicialmente. Além disso, alguns fatores são indicadores de que o negócio pode ser bom. Um deles é a baixa taxa de vacância. São poucos os fundos que têm alta vacância e os inquilinos o veem como boa opção.
Inclusive, buscar por plataformas de confiança, que ofereçam uma boa gestão, é essencial para saber que o seu dinheiro vai estar seguro. Sempre fique de olho no cumprimento da lei. Um exemplo é que os fundos imobiliários devem realizar o repasse de 95% da rentabilidade aos cotistas.
Como começar a investir em fundos imobiliários?
Você se interessou? Então, se você chegou até aqui, vamos destacar como você pode, de fato, começar a investir em fundos imobiliários. Veja mais!
Além de se informar acerca do setor, é essencial analisar o mercado imobiliário e saber o preço médio de cada tipo de cota. Mesmo no início de sua vida como cotista, é recomendável diversificar os investimentos e nunca colocar todas as suas fichas em um só lugar.
Por isso, escolha pelo menos dois fundos imobiliários diferentes para começar a investir.
Agora que você conhece os fundos imobiliários, é até mesmo possível se planejar para viver de renda, por meio da aplicação. Essa é uma forma simples, vantajosa e barata de aplicar o seu dinheiro.
Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo sobre fundos imobiliários. Aproveite e confira outros posts aqui no nosso blog.